Polícia Civil deflagra Operação Doors
Publicação:

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP/DEIC) deflagraram, na manhã desta terça-feira (19/01), a Operação Doors. O objetivo é combater o furto de dispositivos de telefonia conectados às antenas de transmissão de dados para celulares.
Os policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Região Metropolitana. Segundo a delegada Silvia Coccaro de Souza, foram encontrados vários objetos pertencentes às operadoras avaliados em mais de um milhão de reais, só em equipamentos de transmissão de rádio utilizado em torres de telefonia celular, causando prejuízo à população com o corte de sinal de telefones e internet. Um homem foi preso até o momento.
Os dispositivos furtados eram vendidos no mercado paralelo. “Cada antena pode chegar a custar 21 mil reais. Existem várias ocorrências policiais registradas e através da investigação, chegou-se ao nome de vários indivíduos”, afirmou a delegada Silvia.
A operação leva o nome Doors, já que os objetos do furto são denominados ODU e IDU, respectivamente Outdoor Unit e Indoor Unit, que são utilizados acoplados em antenas para transmissão de sinal de telefonia celular, como portas de acesso. Conforme as investigações, também estavam sendo furtados cabos telefônicos, conectores e vários equipamentos que servem para instalação do enlace destes equipamentos.
Fonte: DRCP/DEIC
Escrivão Jorge Felipe