Polícia Civil deflagra operação de combate aos crimes de extorsão, estelionato e associação criminosa no Estado
Publicação:

Na manhã desta sexta-feira (25/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Sepé, coordenada pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, deflagrou a Operação Fallax, no combate aos crimes de extorsão, estelionato e associação criminosa, por meio do "golpe dos nudes".
Foram cumpridas 21 ordens judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e 6 prisões preventivas nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Viamão, Cidreira e Charqueadas.
Foi realizada uma busca e apreensão em uma galeria no interior de um estabelecimento prisional, onde foram apreendidos 51 celulares, um comunicador de satélite, 56 chips de celular, além de maconha e cocaína. Também foram cumpridas 4 prisões preventivas.
Outros 2 presos, que desempenhavam funções específicas e apoiavam o grupo criminoso, estavam em liberdade e foram encaminhados ao sistema prisional após os trâmites legais.
As investigações tiveram início em abril de 2024, após uma vítima do golpe cometer suicídio na cidade de São Sepé, devido à troca de fotos íntimas e à falsa promessa de prisão ou divulgação de suas imagens. Após transferir todos os valores que possuía para a quadrilha, em razão da pressão que sofria, a vítima acabou tirando a própria vida.
Com a investigação, foi identificado o grupo criminoso responsável pela extorsão, que tinha base operacional no interior de uma penitenciária gaúcha e contava com o apoio de outras pessoas que movimentavam valores e criavam perfis falsos para aplicar o golpe.
Esse grupo, inclusive, se fazia passar por Delegados de Polícia, a fim de coagir ainda mais as vítimas.