Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Contraponto no combate a grupo especializado em furtos e roubos de veículos na Capital

Publicação:

.
Operação Contraponto.

A Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (11/12), deflagrou a Operação Contraponto, coordenada pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV/Deic), para desarticular um grupo suspeito de praticar uma série de furtos e roubos de veículos na capital.

A ação resultou na prisão temporária de quatro indivíduos, dois deles monitorados por tornozeleira eletrônica, apontados como responsáveis por diversos crimes ocorridos nos últimos meses. Durante as diligências, foram apreendidos celulares, documentos e outros elementos que serão analisados no âmbito do inquérito policial.

.
Operação Contraponto.
A investigação teve início após a identificação de um Chevrolet Corsa branco, apontado como veículo de apoio (“segundinha”) em diferentes crimes. A equipe de investigação constatou que o automóvel foi utilizado em um furto de motocicleta no dia 07 de novembro e, posteriormente, em uma sequência de delitos cometidos em 26 de novembro, além da suspeita de atuação em outros delitos patrimoniais.

Naquela data (26/11), em um intervalo de cerca de dez minutos, o grupo furtou um veículo na Vila Ipiranga e, logo depois, participou do roubo de uma motocicleta no bairro Três Figueiras. A moto roubada foi localizada pela própria vitima minutos depois na Rua Albion, no bairro Partenon, uma vez que possuía rastreador.

Nesta ocasião, dois indivíduos que se encontravam em uma festa de aniversário próxima ao local onde a motocicleta foi localizada, foram reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo e foram presos e conduzidos à 2ª DPPA de Porto Alegre, onde foi efetuada a prisão em flagrante de dois homens que estavam em um bar comemorando um aniversário.

Após a instauração de inquérito policial para apurar os fatos, a equipe e da DRV/Deic demonstrou que eles não tinham qualquer relação com os fatos, garantindo a reparação da injustiça e reforçando o compromisso da Polícia Civil com a verdade e a legalidade.

.
Operação Contraponto.
Com base nos elementos reunidos ao longo do inquérito, a Polícia Civil representou pelas medidas cautelares, que foram cumpridas na presente data, com a finalidade de interromper as atividades do grupo, apreender provas, identificar a autoria delitiva e outros possíveis participantes e aprofundar as investigações sobre o destino dos veículos, incluindo a hipótese de desmanche e comercialização de peças.

De acordo com a Delegada Jeiselaure, titular da DRV/Deic atuou com rigor técnico e imparcialidade em todas as etapas. Essa operação demonstra que a investigação qualificada é essencial para garantir a responsabilização dos verdadeiros criminosos, respeito aos direitos fundamentais e, sobretudo, justiça e liberdade.

Polícia Civil RS