Polícia Civil deflagra operação conjunta de combate a homicídios e ao crime organizado

não matarás

Policiais civis da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Canoas deflagraram a Operação Não Matarás,  em Canoas. A operação iniciou na noite de quinta-feira (21/9) até a madrugada de sexta (22/9). A ação contou com o apoio de policiais civis das Delegacias de Homicídios Metropolitanas de Viamão, Alvorada, Novo Hamburgo, São Leopoldo, da 3ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, Equipe Volante, Brigada Militar e Guarda Civil Municipal, além do apoio da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil.

WhatsApp Image 2023 09 22 at 08 17 46

A operação visou ocupar áreas da cidade onde ocorreram homicídios, vasculhando esconderijos de criminosos, depósitos de armas, e outras situações suspeitas ligadas aos homicídios e crime organizado. A ação conjunta envolve as três forças de segurança do município, efetuando abordagens nos locais utilizados pelas organizações criminosas para o tráfico de entorpecentes. Participaram da operação 120 policiais civis, militares e guardas municipais. Os trabalhos contaram também com o apoio do Canil da Brigada Militar para buscas de entorpecentes.

Em abordagem no bairro Guajuviras, um homem foi preso em flagrante comercializando entorpecentes, sendo apreendida cocaína pronta para a venda. Já no Bairro Rio Branco, uma mulher foi presa pelo mesmo crime, também portando cocaína.

Segundo o Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado de Polícia Mario Souza, “o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa atuará fortemente em todos os crimes dolosos contra a vida, para responsabilizar e prender os executores, mandantes e trazer a certeza da punição. Havendo crime contra a vida ocasionado por facção criminosa, esta também será alvo de ação policial.”

O Diretor da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, Delegado Rafael Soares Pereira, ressalta “que o DHPP está atuando fortemente para manter os índices de homicídio em queda, fato corroborado pelos números que vem apresentando redução”.

O Delegado Arthur Reguse, titular da Delegacia de Homicídios de Canoas, define que “essa é a primeira edição de uma nova sequência de operações para causar prejuízo ao crime organizado. As edições da Operação Não Matarás tiveram início hoje e não há estimativa de término. Vamos operar com força total para conter a criminalidade na cidade. Nesta semana, autuamos três criminosos em flagrante por crime de homicídio, e na data de hoje, iniciamos a operação de combate ao crime organizado”, destacou.