Polícia Civil deflagra Operação Brush no combate ao tráfico de drogas em Santa Maria
Publicação:
Na manhã desta quarta-feira (15/01), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria desencadeou a Operação Brush, no combate ao tráfico de drogas e associação ao tráfico, em Santa Maria.
Até o momento, 19 pessoas foram presas, sendo 13 homens e 06 mulheres. Dentre os presos, 06 foram capturados em flagrante delito pelo crime de tráfico de entorpecentes.
Foram apreendidos mais de 20kg de maconha, porções de cocaína e crack, 03 pistolas, 01 carabina, diversos carregadores, munições, R$ 45.000,00 em dinheiro e 03 veículos.
As medidas cautelares foram cumpridas em Santa Maria, Santiago, Cachoeira do Sul, Restinga Seca, Itaara, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Pelotas e São Pedro do Sul.
O trabalho investigativo que culminou na referida operação teve início em agosto de 2023. Durante as investigações, foi identificado o traficante que lidera uma organização criminosa com uma estrutura hierárquica voltada para a prática de múltiplas infrações penais, entre elas o tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo.
Trata-se de um grupo criminoso altamente organizado, estruturado de forma empresarial, com o objetivo exclusivo de praticar ilícitos, utilizando uma revenda de veículos usados para a lavagem de dinheiro.
A ação foi coordenada pelo Delegado de Polícia André Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria e contou com a participação de 188 policiais civis e com o apoio de 100 policiais militares com cães farejadores, além do helicóptero da Brigada Militar.
A ofensiva teve apoio das Delegacias de Polícia Regional de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Pelotas, Santiago e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).
Segundo o Diretor da Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria, Delegado Sandro Luís Meinerz, a ação de hoje combate o tráfico de drogas de forma direta, mas também os homicídios que vem ocorrendo no município Santa Maria, pois 80% deles decorre do tráfico de entorpecentes e das facções criminosas.