Polícia Civil deflagra Operação Berlim em combate a grupo especializado em roubos a motoristas de entrega
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRFC/Deic), deflagrou, na manhã desta terça-feira (06/05), a Operação Berlim em combate a grupo criminoso especializado em roubos a motoristas de entrega, suspeito de praticar diversos crimes desta natureza.
Ao todo, 105 policiais cumpriram 46 ordens judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de prisão preventivas e temporárias, além de quebra telefônicas, telemáticas e apreensão de veículos, em São Leopoldo, Gravataí, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Alvorada, Porto Alegre.
Até o momento, 5 pessoas foram presas. Duas armas de fogo, dinheiro, celulares e veículo foram apreendidos.
A ofensiva, conduzida pela DRFC/Deic, busca desmantelar grupos criminosos envolvidos em roubos a motoristas de entrega, atuantes na região metropolitana de Porto Alegre. Eles monitoravam os veículos de transporte e-commerce e cigarros, utilizando-se de estratégias de vigilância e acompanhamento para escolher o momento mais oportuno para a ação criminosa.
Foram identificados 12 indivíduos diretamente envolvidos no crime, todos com extensa ficha criminal, exercendo funções distintas no seio criminoso, incluindo os executores do roubo, receptadores da mercadoria, intermediários que negociavam com receptadores as cargas roubadas, além dos receptadores.
Com aumento do número de compras online e entregas realizadas pelas grandes plataformas de e-commerce, inclusive com contratação de motoristas particulares, grupos têm surgido para se especializar nesta modalidade criminosa. A operação reforça o compromisso da Polícia Civil no combate à criminalidade organizada e à repressão de crimes que impactam diretamente a atividade comercial e a segurança da população.
Segundo a Delegada Isadora Galian, titular da DRFC/Deic: “A Delegacia está empenhada no enfrentamento da criminalidade organizada, combatendo não apenas os autores diretos dos delitos, mas toda a estrutura criminosa que sustenta esta prática, desde o planejamento até a receptação e comercialização da carga subtraída, garantindo a responsabilização de todos os envolvidos”.
Segundo o Delegado João Paulo de Abreu, Diretor do Deic, “A ofensiva busca dissuadir a atuação de grupos criminosos organizados, reduzindo ainda mais os indicadores de crimes patrimoniais violentos, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, em virtude de investigações criminais qualificadas, as quais certamente darão substrato a condenações no âmbito do Poder Judiciário”.
Disque-denúncia: 0800-510 2828
WhatsApp e Telegram: (51) 98444-0606
www.pc.rs.gov.br
http://deic.pc.rs.gov.br/inicial
Créditos imagens: Miguel Noronha