Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil cumpre ordens judiciais em repressão a crimes de extorsão e associação criminosa

Publicação:

WhatsApp Image 2025 12 11 at 09 09 20
--

Nesta manhã (11), a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, juntamente com a Polícia Penal, realizaram uma ação policial com o cumprimento de mais de 20 ordens judiciais em repressão aos crimes de extorsão e associação criminosa.

WhatsApp Image 2025 12 11 at 09 09 20 (1)
--

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos no interior da Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC III), além de três mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e mandados de prisão preventiva. Doze pessoas foram presas, dos quais onze para indivíduos já recolhidos ao sistema prisional e que eram investigados pela prática dos crimes de extorsão e associação criminosa.

Segundo o Delegado Marcos Meirelles, na prática dos crimes os indivíduos recolhidos ao sistema prisional faziam uso de telefones celulares para executar os crimes de extorsão, sendo auxiliados por seus comparsas em liberdade que forneciam as informações sobre as vítimas, bem como contas bancárias para recebimento dos valores.

“Em razão das condutas, os investigados causaram prejuízo de mais de R$ 50.000,00 às vítimas, inclusive com a transferência de um veículo. A investigação teve início após a comunicação de fatos ocorridos contra proprietários de uma empresa de materiais de construção na zona sul de Porto Alegre”, explicou o Delegado Meirelles.

Polícia Civil RS