Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil apreende 240kg de maconha em caminhão de transportadora do Vale do Sinos

Veículo foi abordado na Zona Norte de Porto Alegre.

Publicação:

-
Carregamento apreendido pelo Denarc. - Foto: PCRS

A Polícia Civil, por meio da 3ª DIN/Denarc, interceptou no final da noite de quinta-feira (29), após investigação, um caminhão transportando 240 quilos de maconha. O motorista foi preso em flagrante.

Segundo o Delegado Gabriel Borges, a investigação iniciou há alguns dias, após a troca de informações com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o qual recebeu denúncias e repassou ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) de que uma empresa localizada no Vale do Sinos transportaria entorpecentes de Porto Alegre para São Leopoldo e Novo Hamburgo.

As investigações indicavam que as cargas de entorpecentes eram transportadas em meio a produtos lícitos, como moveis e eletrodomésticos, de modo a dar aparência lícita ao esquema. Mesmo na carga carregada com a droga, os paletes que ficavam em cima do carregamento eram cobertos com madeira, com objetivo de despistar eventual ação policial.

-
Entorpecentes eram cobertos com madeira, para despistar policiais. - Foto: PCRS



A investigação apontou que entre o Natal e o Ano novo seria realizado um grande transporte de drogas entre Porto Alegre e o Vale do Sinos. Diante disso, os policiais passaram a monitorar os veículos suspeitos do transporte, localizando e abordando um caminhão na Zona Norte de Porto Alegre.

Na caçamba do veículo, foram localizados diversos objetos, sendo muitos lícitos, como eletrônicos e eletrodomésticos, mas durante as buscas foram localizados escondidos diversos paletes contendo maconha. Toda a carga e o caminhão, pertencente a uma empresa de São Leopoldo, foram apreendidos. O motorista, natural do estado do Paraná e sem antecedentes criminais, foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

O Delegado Gabriel Borges ressalta que a ação pontual e rápida possibilitou a grande apreensão e um prejuízo considerável ao crime organizado. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar os demais membros da organização criminosa.

Polícia Civil RS