Operação Vindicare é deflagrada no combate a crimes de extorsão, homicídio e disparo de arma de fogo em Nova Santa Rita

WhatsApp Image 2024 07 18 at 09 07 30
--

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Santa Rita, nesta quinta-feira (18/07) deflagrou a Operação Vindicare. O objetivo da ofensiva é combater crimes de extorsão, homicídio e disparo de arma de fogo ocorridos em Nova Santa Rita.

Seis pessoas foram presas. Uma carabina e um carro clonado (que estava em situação de roubo desde 2022) foram apreendidos, além de outros objetos relacionados com o homicídio e a extorsão.

Mais de 100 policiais cumpriram 30 medidas cautelares em Nova Santa Rita, dentre elas, mandados de busca e apreensão domiciliar e veicular, além de mandados de prisão contra organização criminosa pela prática de crimes de extorsão, disparo de arma de fogo e homicídio doloso consumado no município. O grupo criminoso visava especialmente tomar casas e patrimônio das vítimas para empregar no tráfico de drogas.

Os fatos criminosos se iniciaram com a extorsão de uma vítima que teve sete casas “tomadas” por membros de organização criminosa com atuação na região metropolitana, sob forte ameaça e violência. Durante a ação criminosa, a vítima foi gravemente ferida, inclusive com um tiro na perna. O grupo a obrigou a ir embora, deixando suas sete casas de aluguel sob o controle do crime. O fato ocorreu em setembro de 2023, porém a vítima, por medo de retaliações, veio a registrar o fato somente no início de 2024.

Com a investigação, os policiais tomaram conhecimento de outra extorsão ocorrida na mesma época da primeira. A vítima, nesse caso, também não havia realizado o registro. Os criminosos, utilizando-se novamente de violência e grave ameaça, expulsaram-na com seus familiares, tomando a força o comércio, duas casas e dois veículos.

Chamou a atenção o modus operandi do grupo para perfectibilizar a propriedade dos bens: obrigaram a vítima a registrar a transferência em cartório, passando os bens aos criminosos, enquanto mantinham sob cárcere a família da vítima. Essa forma de agir traz medo e recados claros que atormentam os demais habitantes da comunidade, produzindo inquietude no meio social do município.

Recentemente, no dia 06 de junho de 2024, os mesmos investigados, a mando do mesmo líder do tráfico, que se encontra recolhido no sistema prisional, executaram um indivíduo com o intuito de demonstrar poder, intimidar a sociedade e desafiar o Estado, em um modelo paralelo de justiça para punir o que considera “desvio de conduta”, conhecido como “tribunal do crime”.

O Delegado de Polícia Cristiano Reschke, Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, destacou a importância da repressão forte e imediata a esses crimes: “A Polícia Civil, de forma insistente e qualificada, age no combate a estes crimes violentos, que causam sensação de insegurança na população da cidade. Todos os envolvidos nessa prática criminosa foram identificados e hoje são alvos da investigação. Não serão toleradas ações desse quilate no município e todos meios e estrutura da Polícia Civil serão utilizados para reprimir o crime e responsabilizar aqueles que insistirem nas ações violentas”, afirmou Reschke.

A Operação Vindicare contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de cães do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). A Polícia Penal auxiliou no cumprimento de mandados na Penitenciária de Charqueadas, de onde partiam ordens para os crimes.

A Polícia Civil salienta a importância da participação da comunidade no enfrentamento ao crime, principalmente frente ao crime organizado, disponibilizando diversos canais para o recebimento de denúncias anônimas.