Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Queda Livre combate organização criminosa que atua em condomínio de apartamentos no extremo sul de Porto Alegre

Operação Queda Livre ocorreu de forma conjunta, entre Polícia Civil e Brigada Militar

Publicação:

WhatsApp Image 2025 04 02 at 07 06 23 (1)
--

Na manhã desta quarta-feira (02), a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ªDPHPP/DHPP), em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou a Operação Queda Livre. A ofensiva tem o objetivo de desarticular parte da estrutura de um grupo criminoso vinculado à organização criminosa baseada no Vale dos Sinos. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

WhatsApp Image 2025 04 02 at 07 06 23
--

Segundo o Delegado André Luiz Freitas, a ação tem o foco de prender suspeitos de terem torturado e matado a facadas um jovem, de 21 anos, dentro de um condomínio de apartamentos e, posteriormente, abandonado o corpo em uma vala no extremo sul de Porto Alegre. O crime ocorreu em 05 de março de 2025.

“Na ação desta manhã, os policiais cumpriram oito mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Charqueadas e Rio Grande, visando a prisão preventiva de suspeitos e obtenção de mais provas das condutas criminosas, além da retirada de armas de fogo, drogas e objetos ilícitos que estejam em poder do grupo”, disse o Delegado André Freitas.

Os investigados possuem antecedentes por diversos crimes, como homicídio, roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e furto.

O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Mario Souza, destacou: "A estratégia do Departamento Estadual de Homicídios é atuar dentro do Protocolo das 7 Medidas de Enfrentamento aos Homicídios. Utilizamos hoje a medida nº 5, que é a realização de operações policiais contra grupo criminoso que insiste em cometer homicídios”.

 

 

Denúncias Anônimas - 0800 642 0121

Polícia Civil RS