Operação Medida Certa prende 3 indivíduos em Alvorada
Publicação:
Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada, desencadeou a Operação Medida Certa na manhã desta segunda e terça-feira (03 e 04/07), com objetivo de neutralizar ações de subtração de medicamentos utilizados com indicação “off label” para emagrecimento, ou seja, para fins diferentes daqueles para os quais o fármaco foi autorizado pelo órgão regulatório.
As investigações iniciaram no mês de maio, quando um estabelecimento comercial de uma rede de farmácias do Estado foi arrombado, sendo subtraídos diversos medicamentos. Ainda naquele mês, houve nova investida, oportunidade em que dois indivíduos anunciaram o assalto, na posse de armas de fogo, e exigiram a entrega de medicamentos armazenados no refrigerador do estabelecimento.
Na oportunidade, o aparelho de monitoramento eletrônico também foi subtraído, dificultando a identificação dos autores. Cerca de 40 dias após o fato, houve nova subtração, desta vez com a captura de imagens. Diligências foram realizadas e os autores identificados e reconhecidos, ensejando a representação pela prisão dos suspeitos e mandado de busca e apreensão para os endereços conhecidos.
Os mesmos indivíduos ainda cometeram novo fato, desta vez em Porto Alegre, repetindo o modus operandi e buscando os mesmos medicamentos.
Deferidas e cumpridas as ordens judiciais, os suspeitos foram presos, sendo localizada, inclusive, uma arma de fogo municiada e com numeração raspada com um dos indivíduos, o que motivou também a lavratura de auto de prisão em flagrante. No total, três indivíduos foram presos e quatro mandados de busca e apreensão cumpridos.
Foram apreendidos, além da arma de fogo e munições, um roupão azul e um boné vermelho, utilizados por um dos suspeitos e captados pelas imagens de segurança. Somado-se aos demais elementos já colhidos em sede de procedimento policial, consubstanciam os indícios de autoria.
Dois dos autuados já possuem antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo majorado, homicídios qualificados, porte de arma, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, associação criminosa e organização criminosa.
Os indivíduos foram apresentados na 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada para os procedimentos legais, sendo conduzidos à Delegacia de Pronto Atendimento do município, de onde serão encaminhados ao sistema prisional.