Operação Ganância resulta na prisão de dois homens em Viamão e Porto Alegre
Publicação:
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, deflagrou na manhã desta segunda-feira (27/05) a Operação Ganância, com o intuito de combater crimes de extorsão praticado por um grupo de agiotas. Dois indivíduos foram presos, no bairro Tarumã, em Viamão e no bairro Nonoai, em Porto Alegre.
De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, a vítima registrou ocorrências informando que, após ter tomado um empréstimo dos agiotas com o intuito de pagar despesas médicas de familiares, ela e seus familiares começaram a ser ameaçados para pagar valores exorbitantes, cobrados mesmo após a quitação da dívida inicial e que tornou o débito impagável.
Conforme o relato da vítima, os agiotas fizeram ameaças de morte, sequestro e tortura à vítima e seus familiares, inicialmente através de mensagens pelo telefone celular. Após, os agiotas passaram a ir até a frente da casa da vítima, gravando diversos vídeos em tom ameaçador, tirando fotografias e demonstrando conhecer a rotina da família, inclusive das crianças.
A ação, que teve o apoio da 2ªDP/Viamão e Draco/Viamão, faz parte da estratégia de enfrentamento aos crimes patrimoniais, fomentando ações que abranjam a repressão qualificada nos delitos, com foco na investigação de qualidade e redução da impunidade.