Operação Fire é deflagrada no combate a organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e homicídios em Uruguaiana

51 pessoas foram presas em megaoperação

WhatsApp Image 2024 06 11 at 07 13 30
--

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (11/06), a Operação Fire, em repressão à organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e homicídios em Uruguaiana. O grupo criminoso, alvo da operação, abastece pelo menos 80 pontos de venda de entorpecentes na cidade.

Foram presas 51 pessoas durante a ofensiva, incluindo gerentes do tráfico e o líder da organização criminosa, que comandava o grupo inicialmente dando ordens de dentro da Cadeia Pública de Porto Alegre e, posteriormente, de uma Penitenciária de Charqueadas. Aproximadamente 28 quilos de maconha foram apreendidos, além 1,3 quilos de cocaína.

Mais de 200 policiais cumpriram 103 ordens judiciais, incluindo 53 mandados de prisão preventiva, 49 mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar em imóveis e casas prisionais de Uruguaiana, Montenegro e Charqueadas.

A ação, desencadeada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, é a maior já realizada pela Polícia Civil no município e envolve 218 agentes da Segurança Pública, incluindo policiais civis, agentes penitenciários e servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de 20 cidades, com emprego de 73 viaturas.

Segundo o Delegado Nilson de Carvalho, a investigação teve início há mais de dez meses, quando, no final de julho de 2023, um homem foi executado e teve seu corpo queimado dentro de um veículo em Uruguaiana. A Polícia Civil apurou que os autores do crime eram ligados a uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas na cidade e seria responsável por diversas execuções. Na época, três homens foram presos e indiciados pela prática de homicídio qualificado.

As diligências prosseguiram a fim de apurar os demais integrantes da organização criminosa, sendo identificadas mais 50 pessoas. A investigação apurou que o grupo seria responsável por comandar pelo menos 80 pontos de venda de drogas em Uruguaiana. Estima-se que mais de 100 quilos de entorpecentes seriam distribuídos por mês, entre maconha, cocaína e crack. A Draco representou por ordens judiciais que foram deferidas pela 2ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa, localizada em Porto Alegre.

Atualização: Em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (12/06), policiais efetuaram prisão preventiva de mulher de 41 anos apontada como responsável por comandar ponto de venda de entorpecentes. Ela possui e antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa.

Ainda em 12/06, em Uruguaiana, a equipe da Draco localizou outro alvo da operação no bairro Francisca Tarragô, cumprindo o mandado de prisão preventiva de um homem de 21 anos, sem antecedentes, que integrava a organização criminosa, sendo responsável por outro ponto de venda de drogas na cidade.

Nesta quinta-feira (13/06), a Polícia Civil localizou mais um alvo da operação no bairro União das Vilas, em Uruguaiana, onde cumpriu mandado de prisão preventiva de homem de 21 anos, apontado como responsável por entrega e venda de drogas na cidade.

A equipe da Draco Uruguaiana localizou mais um alvo da operação no bairro Cidade Alegria, onde cumpriu mandado de prisão preventiva de mulher de 49 anos com antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico, furto, posse ilegal de arma de fogo, ameaças, dentre outros crimes. A mulher integrava a organização criminosa, sendo apontada como responsável por um ponto de venda de drogas na cidade.

Nesta sexta-feira (14/06), a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva de homem de 35 anos suspeito de transportar e entregar drogas para grupo criminoso. Ele possui antecedentes por desacato, lesão corporal e ameaça.

Até o momento, 51 pessoas foram presas na megaoperação.