Operação Feudo desarticula embrião de organização criminosa que tentava se articular na Região Metropolitana
Publicação:
Na manhã desta sexta-feira (5) a Polícia Civil, por meio da 1°DP Canoas deflagrou a Operação Feudo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que tentava se formar em Canoas. A investigação foi coordenada pelo delegado Rafael Pereira, titular da 1ª DP de Canoas e executada pelo delegado Thiago Carrijo, titular da DPHPP de Canoas. No local de objeto dos mandados de busca os policiais encontraram uma verdadeira fortaleza do crime, monitorada por câmeras de vigilância, concertina, e uma porta feita de chapa de aço dupla na escada que dá acesso ao segundo andar para impedir o acesso.
Segundo o delegado Thiago Carrijo, o grupo, sediado no bairro Mathias Velho, em Canoas, é dissidente de outro grupo já atuante no Estado. O pilar desta nova facção, estabeleceu sua base ao dominar o território em Canoas e região metropolitana de Porto Alegre. Iniciando parte do controle da distribuição e da venda de todo o tipo de drogas através de uma atuação semelhante aos senhores feudais. Os integrantes do novo grupo atuam de forma agressiva, propagando o terror com a utilização de armas, aproveitando-se da força e das ameaças provenientes desta nova aliança e cobram pedágios para que os traficantes menores pratiquem atividade criminosa, seja ela qual for.
O delegado explica que Feudo era o nome de uma grande propriedade territorial que possuía sua organização econômica, política, social e cultural baseada no feudalismo, um sistema comum durante a Idade Média na Europa. Este espaço era utilizado para produção e fonte de renda autossustentável. A propriedade territorial era concedida aos indivíduos por um poderoso senhor em troca de fidelidade e ajuda militar.
O Diretor da 2ª DPRM - Regional de Canoas, Delegado Mario Souza, reiterou que “o enfrentamento ao crime organizado é um dos nortes da gestão operacional da região.” E que “a ação visa antecipar e desarticular essa facção que pretende se formar na região metropolitana,” além disso, “essa operação é também consequência da ocorrência de homicídios em Canoas, visto que a diretriz operacional na região é onde ocorrer Crime de homicídio deverá ocorrer maior atenção e energia nas ações da polícia civil.”
Fabiano Costa