Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação D2D combate crimes de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 09 at 09 54 27 (1)
--

A Polícia Civil, através de investigação realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, deflagrou a Operação D2D, destinada ao combate à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Duas pessoas foram presas em flagrante na ação de hoje, que ainda resultou na apreensão de drogas.

WhatsApp Image 2024 07 09 at 09 54 26 (1)
--

Após dois anos de investigações, a operação culminou na desarticulação financeira de um grupo criminoso especializado na distribuição de cocaína e crack para as cidade de Caxias do Sul e Ipê. O principal objetivo da Operação D2D foi descapitalizar o grupo, que há anos atuava de forma discreta, atendendo a uma clientela selecionada.

Sete mandados de busca foram cumpridos, sendo um em Porto Alegre, um em Alvorada e cinco em Caxias do Sul nos bairros São Pelegrino, Centro, Floresta, Fátima e Rio Branco. Quatro imóveis foram sequestrados, sendo três localizados em Caxias do Sul, (bairros Nossa Senhora de Lourdes, Exposição e Floresta) e um na cidade de Alvorada. Além disso, quatro veículos utilizados pelos criminosos foram sequestrados e 62 contas bancárias bloqueadas. O patrimônio sequestrado e bloqueado representa um prejuízo estimado em 4 milhões de reais à estrutura financeira do grupo.

A investigação:

Ao longo do tempo de investigação, foram presos dois homens e uma mulher, todos integrantes do grupo criminoso e quatro quilos de drogas apreendidos. As autoridades apreenderam cocaína, crack e maconha, além de documentos relevantes para o andamento do procedimento investigativo.

Ao todo, oito pessoas foram investigadas, das quais cinco são da mesma família. A investigação mostrou que, com os lucros da venda de drogas, o grupo adquiria imóveis na serra gaúcha e no litoral com dinheiro em espécie e os revendia pouco tempo depois por valores mais altos, executando manobras financeiras com intuito de ludibriar os órgãos fiscalizadores.

A ação de hoje mobilizou 40 policiais civis e contou com o apoio operacional das delegacias da 8º Região Policial e do Departamento Estadual de Investigações Criminais.

 

Polícia Civil RS