Operação Azov apreende grande quantidade de material relacionado ao neonazismo
Publicação:
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia (DP) desencadearam na manhã desta quinta-feira (08/12) a Operação Azov no Estado. A ação teve por objetivo frustrar a ação de um dos vários movimentos neonazistas, monitorados pela Polícia há 15 anos. Foram cumpridos oito mandados judiciais em Viamão, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul, Cruz Alta e São Nicolau.
Segundo o delegado Paulo Cesar Jardim, um homem, de 26 anos, foi detido na grande Porto Alegre e levado à DP para averiguações. Há suspeita de que ele esteja envolvido com o grupo Misanthropic Division (MD). A ação também resultou na apreensão de grante quantidade de material relacionado ao neonazismo tais como: 47 estojos de 9mm, propaganda dos “White Power Sul Skin” e livro sobre o nazismo, inclusive o livro do Adolff Hitter – Minha Luta – relatou o delegado.
Algumas pessoas monitoradas pela Polícia vincularam-se ao grupo de paramilitar MD (Misanthropic Division), oriundo da Ucrânia, pertencente ao batalhão Azov, que deu o nome a operação. O MD criou ramificações no Estado com o objetivo de cooptar guerrilheiros mercenários para suas ações na Ucrânia. Este grupo possui, entre outros, os mesmos ideais hitleristas de oxigenação social e pureza de raça, tendo como seus principais alvos negros, judeus e homossexuais – salientou o delegado.
Fonte: 1ª DP / Porto Alegre
Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211