II Seminário do Deic é marcado por estudos de caso e boas práticas no combate ao crime
Publicação:
Nesta quinta-feira (31/10), ocorreu o II Seminário do Departamento Estadual de Investigações Criminais: Boas práticas no combate ao crime organizado. Diversas palestras ocorreram durante todo o dia, com autoridades e especialistas debatendo sobre estudos de casos do uso da tecnologia nas investigações, lavagem de dinheiro, dentre outros.
A solenidade de abertura do evento ocorreu nesta manhã com a presença do Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira; Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Guerreiro; Diretora do Deic, Delegada Vanessa Pitrez, e demais autoridades que prestigiaram o Seminário.
Durante a manhã, ocorreram palestras com os temas: “Estudo de Caso: Assalto ao Avião Pagador no Aeroporto de Caxias do Sul”; e “Estudo de caso: O Uso da Tecnologia nas Investigações dos Golpes Virtuais Praticados durante a Enchente”.
No período da tarde, os conteúdos abordados foram: “Atuação Integrada entre Polícia Civil e Ministério Público na Investigação de Agentes Públicos com Prerrogativa de Foro”; “Estudo de Caso: Lavagem de Dinheiro e Jogos de Azar: O caso dos Influencers”; “Estudo de caso: Atividades de Narco Milícia e Extorsões pelo Crime Organizado: O Caso do Vale dos Sinos”; e “Estudo de caso: Extorsão Mediante Sequestro: O caso do empresário de São Leopoldo”.
O evento realizado pelo Deic tem como objetivo abordar algumas das principais novidades na área de investigação policial especializada, além de capacitar servidores policiais na apuração de crimes complexos e grupos criminosos organizados. O propósito também é apresentar boas práticas, buscando disseminar o conhecimento e a padronização de procedimentos de investigação, a fim de qualificar ainda mais o trabalho da Polícia Civil.