Duas mulheres são presas em flagrante por tortura contra idosos em casa geriátrica de Canoas

.
Por PCRS

Na manhã desta sexta-feira (27/9), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, realizou a prisão em flagrante de duas mulheres pela prática do crime de tortura contra idosos. Ambas desempenham função de cuidadoras em uma casa geriátrica.

.

Conforme o Delegado Maurício Barison, titular da DPCA, a operação foi realizada de forma a formalizar os depoimentos dos idosos vítimas, além de afastar as suspeitas de suas funções, interditar o estabelecimento e realocar os idosos em outras instituições geriátricas.

Para tanto, o Ministério Público iniciou ação civil pública postulando ao Poder Judiciário que a casa geriátrica fosse liminarmente interditada. Com o deferimento da liminar, Polícia Civil, Ministério Público, Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram ação conjunta e simultânea.

No local, a Polícia Civil colheu depoimentos das vítimas e analisou as circunstâncias dos fatos; a Vigilância Sanitária promoveu a interdição do local; e a Assistência Social realocou os idosos em outros locais seguros.

Conforme o apurado nas investigações, os idosos eram constantemente agredidos verbalmente com gritos, ofensas e ameaças, bem como fisicamente. Em razão de agressões, uma das idosas estava ferida e teve que ser conduzida às pressas ao hospital. O SAMU foi acionado para o pronto atendimento.

Ambas as mulheres foram presas em flagrante delito pelo crime de tortura. A proprietária do estabelecimento e o marido de uma das cuidadoras estão sendo investigados pela participação ou omissão nos crimes.

O delegado de polícia regional de Canoas, Cristiano Reschke, destaca que a Polícia Civil trata como prioridade a apuração de todo tipo de denúncia de violência contra idosos: “são pessoas vulneráveis, que precisam e merecem de cuidado e carinho, e por essas razões não haverá tolerância à violência e abusos. A sociedade deve trazer a conhecimento da Polícia casos como esses por meio dos canais de denúncia e de registro de ocorrências”.