Desmanche: operação apreende 90 toneladas de sucata em Caxias do Sul

-
Operação Desmanche é realizada de forma permanente pela SSP - Foto: Foto: SD Joel Arrojo

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (9/7), a 142.ª edição da Operação Desmanche, em Caxias do Sul. Ao longo do dia, a força-tarefa fiscalizou uma recuperadora de veículos, onde foram apreendidas cerca de 90 toneladas de sucata automotiva, além de um chassi com a numeração apagada.

De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, foi constatada uma grande quantidade de peças e acessórios acondicionados irregularmente, em processo de desmanche. “Nosso objetivo é verificar empresas que vendem peças irregulares de veículos usados. Estamos verificando a procedência das peças, o que for irregular será recolhido”, destaca.

A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP, a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul.

-
Caxias do Sul apresentou uma queda de 58% de roubos de veículo no mês de junho - Foto: Foto: SD Joel Arrojo

O município de Caxias do Sul apresentou uma queda de 58% de roubos de veículo no mês de junho de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao primeirosemestre deste ano, houve uma queda de 41% desse tipo de crime em comparação com o primeiro semestre de 2023.

Realizada regularmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os veículos abandonados em seu depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito da Operação Desmanche. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada por meio de compactação e encaminhada para reciclagem na Gerdau, o que impede que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal.

As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos gaúchos cadastrados na página.

A ação deflagrada hoje contou com a participação de 30 servidores oriundos da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias, do Detran e da própria SSP.

Faça a sua parte: denuncie

A SSP disponibiliza canais para que o cidadão possa denunciar qualquer atividade irregular. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181). O sigilo é garantido.

Texto: Anelize Sampaio/Ascom SSP
Revisão: Elen Azambuja