Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chefia de Polícia inaugura Draco em São Luiz Gonzaga e Núcleo de Mediação de Conflitos em Caibaté

Publicação:

Inauguração Draco São Luiz Gonzaga
Inauguração

Na manhã dessa quarta-feira (21), a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, realizou  na 27ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em São Luiz Gonzaga, uma reunião com os delegados e agentes responsáveis pelos cartórios e investigações com o objetivo de conversar sobre o Programa de Gestão por Resultados (Qualificar), além de ouvir suas sugestões  e anseios sobre o trabalho policial.

No mesmo local, no início da tarde foi realizada a inauguração da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Núcleo de Mediação de Conflitos (Mediar) da Delegacia de Polícia de Caibaté.  

A Draco foi criada pelo Decreto nº 54.405 de 13 de dezembro de 2018, sendo instalada em São Luiz Gonzaga no dia 01 de agosto de 2019, através da Portaria nº 116/2019, da Chefia de Polícia.

Compete à Draco reprimir e executar as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal relativamente aos crimes de lavagem de dinheiro, de tráfico de drogas, de latrocínio, de extorsão mediante sequestro, de furto e roubo de carga e caminhão, de furto e roubo de veículo, de furto e e roubo de gado, de furto ou arrombamento a caixa eletrônico, de receptação qualificada e de veículo, de roubo a banco ou a instituições financeiras, de roubo a transporte de valores, bem como de roubo a residências ou a estabelecimentos comerciais com lesões, que demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas.

Já o Projeto Mediar foi transformado em programa da Polícia Civil através da Portaria nº 168/2014 da Chefia de Polícia, visando expandir para todo o Estado os princípios da Justiça Restaurativa. Com essa expansão se pretende consolidar o uso da mediação na esfera policial.

Esta técnica nada mais é que aplicação de mecanismos de autocomposição pacífica dos conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se, assim, a uma tendência mundial decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.

Ao final do dia a Chefia de Polícia realizou reunião na sede da 21ª DPRI, em Santiago, com delegados e agentes, onde apresentou os dados do Programa de Gestão por Resultados (Qualificar), quando os participantes também explanaram suas ideias.

 

Jorge Felipe

Polícia Civil RS