Chefe de Polícia visita a 7ª Região Policial
Publicação:

Nos dias 1 e 2 de março o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, juntamente com o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Fernando Antonio Sodré de Oliveira, e a Diretora da Divisão de Comunicação Social, delegada Greta Moura Anzanello visitaram a cidade de Rio Grande.
Nessa quinta-feira (01), o Chefe de Polícia visitou as delegacias da cidade de Rio Grande e realizou uma reunião com os delegados da região, que é composta pelas cidades de São José do Norte, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Arroio Grande e Rio Grande.
Na reunião o delegado regional Elione Luiz Lopes apresentou os resultados da regional durante a Operação Verão, tais como, número de operações policiais realizadas, prisões, apreensões de drogas, dentre outros dados. Ainda agradeceu ao Chefe de Polícia pelo apoio da Divisão de Comunicação Social durante o período, que manteve uma servidora na cidade de Rio Grande, para divulgação dos trabalhos realizados por toda a regional.
A delegada Greta Moura Anzanello salientou que o trabalho de divulgação da Divisão de Comunicação Social na regional de Rio Grande, realizado pela inspetora Christiane Evangelista, foi um trabalho pioneiro, que teve como objetivo uma divulgação ampla dos trabalhos realizados pela Polícia Civil, de acordo com a identidade visual estabelecida em Portaria, tanto no site como twitter da Polícia Civil quanto para a imprensa, tendo sido criado, inclusive, um grupo de whatsapp para que a divulgação dos trabalhos ocorra de forma a não privilegiar nenhuma emissora.
Segundo a inspetora de polícia Christiane Evangelista, durante o período da operação verão foi criado uma página de facebook da 7ª Região Policial na qual estão sendo inseridas as matérias publicadas no site da Polícia Civil e a respectiva repercussão na imprensa.
O Diretor do Departamento de Polícia do Interior mostrou aos presentes um vídeo de divulgação dos trabalhos que foram realizados pela Polícia Civil durante o período da Operação Verão. Segundo o delegado Fernando Antonio Sodré de Oliveira, a Operação Verão é realizada com a participação de diversos departamentos da Polícia Civil e começa a ser organizada muito tempo antes de iniciada a operação.
O Chefe de Polícia lembrou da importância da divulgação dos trabalhos que são realizados pela Polícia Civil para a imagem da nossa instituição. Segundo o delegado Emerson Wendt, a intenção é que na próxima operação verão seja ampliada a participação da Comunicação Social na região sul.
Nesta sexta-feira (02), durante o período da manhã, foi realizada a inauguração dos núcleos do projeto mediar da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e da 3ª Delegacia de Polícia de Rio Grande.
O projeto mediar foi transformado em programa da polícia civil através da portaria 168/2014 da chefia de polícia, que visa consolidar o uso da mediação na esfera policial. A mediação é uma técnica de aplicação de mecanismos de autocomposição pacífica dos conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso. Os núcleos inaugurados serão coordenados pela delegada Lígia Furlanetto que contará com duas mediadoras capacitadas na mediação de conflitos.
No período da tarde, ocorreu a abertura oficial do mês da mulher na Polícia Civil com a inauguração de uma exposição fotográfica no Partage Shopping Rio Grande. Segundo a delegada Ligia Furlanetto, a exposição intitulada “Por trás daquele rosto” é um projeto que busca resgatar e promover a autoestima feminina, fora de uma estética padronizada de sucesso e beleza. Pois, prevenir a violência contra a mulher é tão importante quanto combatê-la mediante punição.
Para exposição foram selecionadas mulheres reais, com trajetórias de vida baseadas no esforço e superação e que, mesmo sem saber, tem o poder de inspiração para muitas outras. Dentre essas mulheres inspiradoras temos uma enfermeira, uma varreadora de ruas, uma professora, uma motorista de ônibus, policiais, uma mulher que luta contra o câncer.
Relata a delegada Lígia Furlanetto, que “o objetivo é fazer refletir a história dessas mulheres, muitas vezes apagada pelo cotidiano e não glamourizada pelos padrões estéticos vigentes. Essas mulheres não são vítimas de violência doméstica. As mulheres fotografadas são mulheres livres e independentes que servirão de inspiração para muitas outras”.
Durante a abertura, foi realizada uma homenagem para as mulheres policiais que estão lotadas na regional de Rio Grande e as que vieram para o reforço da Operação Verão, o delegado Fernando Sodré salientou a importância das mulheres para a Polícia Civil, lembrando que são mulheres tão inspiradoras quanto as que foram retratadas na exposição.
Exposição fotográfica "Por trás daquele rosto" que ficará exposta no Partage Shopping Rio Grande durante o mês de março e, após, de forma permanente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Rio Grande.
O Chefe de Polícia encerrou a visita à Regional de Rio Grande lembrando que ocorrerão vários eventos alusivos ao mês da mulher pela Polícia Civil em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Christiane Evangelista