Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário do DPGV discute direitos humanos no Estado

Evento reuniu dezenas de pessoas na PUC-RS

Publicação:

.
II Seminário Estadual do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis.
WhatsApp Image 2025 11 28 at 18 01 25
.

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul realizou nesta sexta-feira (28) o 2º Seminário Estadual do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV). Com o tema: “Vozes que protegem: caminhos, desafios e avanços na proteção aos direitos humanos no Estado”, o evento contou com palestras e workshops que debateram a importância da temática, reunindo dezenas de pessoas na PUC-RS.
Entre as autoridades, marcaram presença a Secretária-Adjunta da Segurança Pública, Del. Adriana Regina da Costa, o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; a Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues; o Diretor do DPGV Delegado Juliano Brasil Ferreira; entre demais membros da Polícia Civil. 

.
.

Pela parte da manhã houve o painel “Combate ao racismo na segurança pública: desafios e perspectivas”, com o sociólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José Vicente Tavares dos Santos; com o Tenente-Coronel da Reserva da Brigada Militar e mestrando em segurança cidadã pela UFRGS, Dagoberto Albuquerque da Costa; e com a advogada criminalista e mestranda em direito pela PUC-RS, Eduarda Garcia. O segundo painel teve como temática os 10 anos da lei do feminicídio, com a Promotora de Justiça Luciana Cano Casarotto; a defensora pública Paula Britto Granetto; e a professora do Departamento de Sociologia da UFRGS, Rochelle Fellini Fachinetto.

Já pela parte da tarde, os painéis foram sobre “segurança cibernética na terceira idade: como prevenir golpes e riscos digitais”, com o Delegado de Polícia, Thiago Solon Gonçalves Albeche; e o promotor de justiça, Leonardo Menin; e o painel “proteção integral de crianças e adolescentes: estratégias para enfrentamento da violência infantojuvenil”, com a promotora da infância e juventude, Cinara Braga; e o juiz de direito, Charles Maciel Bittencourt.

.
.

Ainda no período vespertino, a promotora de justiça, Michele Prado; o procurador de Justiça, Fábio Costa Pereira; e a advogada e presidente da Associação Israelita do Rio Grande do Sul, Daniela Russowsky Raad, falaram sobre “violência extrema: causas, impactos e desafios contemporâneos”. Por fim, houve a palestra de encerramento com o tema: “atuação do DPGV na proteção dos direitos humanos”, com o Diretor do departamento.

Polícia Civil RS