Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil inaugura novas instalações da 1ªDPRI e Deam de Montenegro

Publicação:

WhatsApp Image 2024 12 11 at 11 54 42
Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, fala aos convidados durante a solenidade

Nesta quarta-feira, foram inauguradas em Montenegro, as novas instalações da 1ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (1ªDPRI) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A solenidade contou com a presença do Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira; do Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cléber Lima; do Diretor da 1ªDPRI/Montenegro, Delegado Marcelo Farias Pereira; da titular da Deam, Delegada Cleusa Spinato. Também prestigiaram o evento o Ex-Chefe de Polícia, Delegado Pedro Carlos Rodrigues; a Deputada Estadual, Delegada Nadine Anflor; além de outras autoridades e convidados.

WhatsApp Image 2024 12 11 at 11 20 57
--

Em fevereiro de 2022, a Delegacia Regional de Montenegro identificou a disponibilidade de um imóvel estadual, anteriormente pertencente ao Instituto de Previdência do Estado (Ipergs), localizado na área central de Montenegro. Este prédio, situado na Rua José Luís, 1755, apresentava o potencial de acomodar duas Delegacias de Polícia. Com esse objetivo, foram realizados esforços para assegurar a afetação do imóvel, concretizada em março de 2022. O local, abandonado há anos, necessitava de reformas e adaptações para ser adequado ao uso policial.

A 1ªDPRI liderou um projeto de reforma, envolvendo a comunidade local, o Consepro de Montenegro, recursos do Poder Judiciário (Justiça do Trabalho e Justiça Estadual), o Ministério Público Estadual e o uso de mão de obra prisional, similar ao modelo usado na construção da Delegacia de Polícia de São Sebastião do Caí em 2019. Com o apoio inicial da Vara das Execuções Criminais de Novo Hamburgo, que autorizou o trabalho prisional, foi possível iniciar as obras.

A Câmara de Vereadores de Montenegro, com apoio do Executivo Municipal, destinou recursos do duodécimo, permitindo a conclusão integral do projeto. Desde o início, o projeto buscou a sustentabilidade, reutilizando um imóvel em desuso, empregando mão de obra prisional e reaproveitando materiais de outras unidades, o que resultou em uma economia significativa para o Estado.

Além de reabilitar o patrimônio estatal, o projeto contribuiu para a reintegração social dos apenados, proporcionando-lhes uma oportunidade de trabalho e de estimular sentidos de responsabilidade e de participação comunitária, rompendo com o estigma do envolvimento com ilícitos no passado. A reforma também respeitou normas de acessibilidade (Lei 7.853/1989 e Decreto 3.298/99), construindo rampas e um elevador para cadeirantes, com apoio da empresa Ortobras, que forneceu o elevador a preço de custo.

Por fim, foi construída uma linha de tiro para permitir a prática e o treinamento contínuo dos policiais, aprimorando suas técnicas e garantindo a segurança pública com um efetivo bem treinado e atualizado.

Em abril de 2024, o prédio da Delegacia Regional de Montenegro estava pronto para ser inaugurado, símbolo de um longo trabalho de revitalização. No entanto, em 1º de maio, as devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul causaram estragos profundos, varrendo o andar térreo da delegacia, depósitos e linha de tiro, reduzindo-os a suas paredes de alvenaria. O impacto foi sentido por todos: colegas, familiares e cidadãos do estado perderam bens, seus lares, suas lavouras, suas empresas.

WhatsApp Image 2024 12 11 at 11 50 39
--

Surgiu, então um espírito incansável de recomeço e de resiliência que uniu a todos na reconstrução. Movidos pela força e pela coragem do povo gaúcho, que se ergue nas adversidades, a equipe se empenhou em reconstruir o prédio, agora adaptado para suportar condições extremas. A nova estrutura foi pensada para resistir a futuras inundações, protegendo o patrimônio público e pensadas para evitar grandes prejuízos ambientais, reduzindo o acúmulo de entulhos e rejeitos de materiais, além de refletir o espírito de reconstrução e a força do Rio Grande do Sul em superar desafios.

Polícia Civil RS