Polícia Civil de Alegrete realiza 1ª Papo de Responsa Virtual em escola pública

Polícia Civil
Por Polícia Civil

Na manhã da última terça-feira, (30/6), a Polícia Civil, por meio do Programa Papo de Responsa, conversou com os alunos do 9° ano da Escola Luiza de Freitas Valle Aranha, em Alegrete.

Em uma sala virtual da plataforma Google Meet, alunos, policiais e professores conversaram sobre “O que estou fazendo com a minha quarentena”. A proposta surgiu depois de um Papo de Responsa, realizado apenas com professores e gestores da escola.
A diretora Sônia Mariza Sotto avaliou o encontro como “uma possibilidade de interação com os jovens que estão afastados da escola desde março. Sabemos das diferentes realidades, mas queremos nos conectar com a nossa comunidade escolar”.
Já para aluna Magna Souza, o Papo valeu a pena por levar a uma reflexão diferente. "Os exemplos de vida que vocês contam me fazem repensar minha vida como aluna e filha e dar valor ao que tenho”.
A ideia de retomar as ações preventivas do Papo de Responsa teve início em junho, quando a equipe formada pelos policiais Débora Prestes, Dante Schimitz e Michele Brombilla percebeu que era possível se conectar com a comunidade alegretense de forma virtual. De maneira inédita no Estado, a Polícia Civil de Alegrete reiniciou virtualmente os encontros com a comunidade. De lá pra cá foram dois encontros com professores, dois com alunos e um com Conselheiros Tutelares.
A escrivã Débora que organiza as ações do programa na 4ª Região Policial considera essa modalidade do Papo de Responsa, pela Internet, é um verdadeiro desafio. " Muitos dos alunos ainda estão começando as aulas virtuais e não têm a rotina estabelecida, mas a experiência no Luiza de Freitas nos mostrou que é possível e que os jovens estão receptivos a essa nova forma de se comunicar.”
Outros Papos de Responsa Virtuais já estão agendados, e a ideia é aprimorar ainda mais a comunicação com a ajuda da Internet. Para agendar o seu Papo de Responsa Virtual, envie e-mail para  alegrete-papoderesponsa@pc.rs.gov.br

Carlos Vogt